Existem diferentes tipos de lentes de contato: rígidas, gelatinosas e híbrida. As três possuem materias diferentes que se adèquam aos esquemas de troca e a necessidade do usuário.
O Soro Fisiológico é ineficaz para higienização de lentes de contato porque não possui agentes de limpeza adequados para lubrificar e desinfetar o material. O ideal é utilizar apenas produtos específicos para limpar as lentes.
Ao dormir com as lentes de contato, o paciente castiga a córnea, pois diminui a chegada do oxigênio por meio da lágrima - a bomba lacrimal não funciona quando não piscamos, permanecendo somente os movimentos oculares involuntários.
As lente podem ser colocadas antes de aplicar a maquiagem. Na hora de remover a maquiagem, é preciso tirar as lentes primeiro.
Não é verdade dizer que os pacientes com astigmatismo não podem usar lentes de contato, as lentes podem corrigir qualquer refração visual.
Antes de manusear as lentes é fundamental a limpeza das mãos, dê preferencia ao sabonete neutro, ele ajuda a remover a oleosidades e restos de corpos estranhos que possam danificá-las.
Assim como a limpeza das mãos, a limpeza do estojo onde a lente é armazenda tambem requer uma limpeza mais profunda. O estojo acumula bactérias e por isso é necessário higiênizá-lo com um produto específico ou com o mesmo utilizado nas lentes. O recomendável tambem é a troca do estojo á cada quatro meses.
Na pratica de esportes, as lentes de contato dão mais segurança e conforto aos usuários, pois não embaçam e nem se descolam com facilidade. Além de proporcionar o melhor campo de visão periférica durante a prática.
É mito dizer que óculos de grau são melhores que lentes de contato, ao contrário dos óculos, as lentes não embaçam e não comprometem o campos de visão periférica do usuário porque são colocadas diretamente sobre os olhos, proporcionando uma visão de qualidade.
Tambem podemos desconsideram na possibilidade das lentes se perderem dentro dos olhos, a conjuntiva (parte interior das pálpebras e anterior do olho) é revestida por uma membrana transparente, formando uma dobra que impede o deslocamento da lente por dentro desta região.
É aconselhável que os usuários de lentes de contato tenham um par de oculso de reserva. Casos de aquisição de conjuntivite , por exemplo, fazem com que o usuário substitua as lentes pelos oculos.
As lentes podem ser usadas em qualquer idade.Porem, cabe ao oftalmologistaavaliar a necessidade de uso para o paciente.
Na gravidez, pode haver um desequilíbrio ocular que altera as composições da lágrima, diminuindo a quantidade de água por um aumento de gordura. Isso pode desencadear, nas grávidas, uma intolerância a lentes de contato, que podem provocar a sensção da crise de olho seco e vista embaçada.