Os olhos são um alvo fácil para alergias, isto ocorre quando os abrimos, a conjuntiva, membrana fina que recobre a superfície do olho, fica diretamente exposta ao ambiente.Essa membrana possui uma estrutura semelhante à parte interna do nariz, e em contato com certas substâncias pode desencadear algumas reações alérgicas.
Características como uma exagerada do sistema imunológico a uma destas substâncias irritantes, denominadas alérgrnos (ácaros, poeiras, pólen, mofo, pelos de animais, produtos de limpeza etc.), a alergia ocular atinge grande parte da população, afetando as pálpebras e a córnea e tendo sua maior incidência em pessoas que já sofrem com algum outro tipo de alergia, como asma, rinite e sinusite.
Os sintomas da alergia ocular são similares aos dos vários tipos de conjuntivite: vermelhidão, coceira, irritação, lcrimejamento, inchaço, desconforto ocular e maior sensibilidade à luz (fotofobia).Além da causa, o que difere um do outro é o tempo de duração dos sintomas, que em casos de conjuntivite infecciosa duram de uma a duas semanas, e na forma alérgica, com adminstração do anti-histamínico, já no segundo dia os sintomas tendem a diminuir.
Os cuidados podem começar em casa, no caso de alergias o prevenção é a base do tratamento.Oprimeiro passo é identificar e eliminar os alérgenos do ambiente, assim os sintomas apresentarão melhoras significativas.
O acompanhamento médico também é fundamental, para que se possa realizar um tratamento simultâneo com um oftalmologista e alergologista. Para melhorar os sintomas, é prescrita pelo oftalmologista o uso de colírios, entre eles: lubrificantes (proporcionam alívio discreto na coceirqa e lavam o olho, colirios anti-histamínicos que diminuem a liberação e a ação de uma substância chamada histamina, responsável pela coceira, colirios de dupla ação (são os mais usados atualmente, além de diminuirem a coceira, tambem interrompem o processo da alergia e por fim os colirios de corticóides e cortisona, receitados em casos de alergias mais graves, agem de forma intensa a alergia.
Existe também a vacina para alergia ou imunoterapia, nesse método é injetado gradualmente no alérgico um numero crescente de alérgenos com objetivo de dessensibilizar o organismo ás substâncias que causam alergia e estimular a imunidade do paciente.
Algumas dicas importantes para evitar a alergia ocular são: - Reduza o numero de travesseiros, roupas de cama, bicho de pelúcia e objetos que acumulem poeira; - Sempre que possível, higienize a roupa de cama com água quente e deixe-as secar ao sol; -Mantenha a casa limpa, marejada e com exposição ao sol, a fim de evitar o cúmulo de ácaros; - Prefira usar aspiradores de pó e panos úmidos ao limpar a casa, dispense vassouras, espanadores e objetos que podem espalhar a poeira; - Elimine vazamento de água, pois eles podem favorecer o apareciemtno de mofo; - Encape colchão e travesseiros com tecido impermeável ou antialérgico; - Faça limpeza do ar condicionado semanalmente; - Evite coçar os olhos, isso pode estimular as aleergias, pode facilitar o surgimento ou desenvolvimento de ceratocone; - Caso tenha animais domesticos, mantenha-os sempre limpos e tosados; Evite ambientes com muito pó, fumaça ou com odores fortes.
É importante saber que se as alergias não forem tratadas corretamente, a alergia ocular pode evoluir e trazer algumas complicações para visão, como úlceras, formação de placas e surgimentos de vasos anormais na periferia da córnea. Por isso, em caso de manifestação dos sintomas, busque o auxílio do seu médico oftalmologista.