BUSCAR POR:
Atendimento
(32) 3532-4279
Clínica e Cirugia de Olhos - Drº Paulo Larocc

Clínica e Cirugia de Olhos - Drº Paulo Larocca

Data da Postagem: 28/05/2013 13h18

A Visão na Terceira Idade

Os problemas da visão na Terceira Idade

        Com o passar dos anos, adquirimos muitas coisas como a maturidade, tolerância , nos tormamos mais sábios.

       O tempo passa para todos nós.Sentimos os efeitos em nossa pele, nos cabelos, na memória e na fisionomia, e não poderia ser diferente em relação á visão. 

         Estatísticas provam que 80% das doenças da visão são decorrentes á saude dos pacientes, as vezes passamos nossa vida inteira se preocupando com coisas que realmente não valem á pena e esquecemos de cuidar de nossa saúde, essa sim, merece atenção 24 Horas por dia.

          Vários casos de problemas na visão poderiam ser evitados com medidas simples, como: alimentação balanceada, não fumar, praticar atividades fisicas regularmente. É claro que alguns casos nãopodem ser evitados com hábitos saudáveis, mas o tratamento precoce podem melhorar muito.

          O caso mais comum na terceira idade é a CATARATA,  que ocorre uma opacificação do cristalino(lente natural dos olhos), é como se a lente dos nossos olhos criasse uma sujeirinha nela, então ela começa á embaçar, consequentemente nossa visão tambem embaça.

           E o único recurso para reverter esta situação é a cirurgia de catara, nela é retirado o cristalino, ( a lente que está suja) e coloca-se uma lentre intra-ocular no lugar, então o paciente volta á enxergar normalmente. Hoje contamos vários tipos de lente intra-oculares, algumas delas podem corrigir a catarata e até corrigir o problema de visão tambem, converse com seu médico sobre isso.

           A catarata normalmente ocorre nas pessoas acima de 65 anos com o processo natural do envelhecimento não é uma doença.

           Além do avanço da idade, a catarata pode ser causa por outros fatores, como o uso incorreto de colirio, como consequencia de algum tipo de trauma ocular ou até mesmo a diabetes.

           Existe tambem um outro tipo de catarata que chamamos de CATARATA CONGÊNITA, é quando os bebês já nascem com catarata, que mpodem ser ocasionadas por algumas doenças durante a gravidez como: Toxoplasmose, sífilis ou a rubéola.

            É de extrema importancia o TESTE DO OLHINHO , após o nascimento do bebê, pois nele podem ser detectadas vários tipos de problemas dentre eles a CATARATA CONGÊNITA.

            Como já dissemos a catarata não é doença, então não existe remédio para ela, o unico recurso é somente a cirurgia.

            Voce pode identificar se tem catarata ou não, observando sua visão no dia a dia, como: as cores vão estar mais desbotadas, visão embaçada ou até mesmo se olhar para a luz e perceber que há halos claros ao seu redor , á qualquer sinal desses sintomas procure seu oftalmologista para uma avaliação.

            Um dos fatores de nossa saúde que devemos ter muito cuidado é a Diabetes, ele representa um risco para nossa visão, devemos sempre evitar doces, pois a diabetes afeta diretamente nossa saude visual, naõ só ela mas, tambem a circulação do sangue nas pernas e pés, e afeta ainda os rins. A diabetes pode afetar nossa visão e aumentam as chances de complicações com a retinopatia Diabética.

            As estatísticas chegam a ser alarmantes: a predisposição dos diabéticos a se tornarem cegos chega a ser 25x maior do que as pessoas sem a doença.

           Isso acontece porque o alto indice de açucar no sangue dos diabéticos afeta os pequenos vasos sanguíneos dos olhos, localizados na retina (fundo de olho) com isso esses vasos ficam mais frágeis  e se rompem com mais facilidade, tornando-se pequenas hemorragias no fundo de olho formam manchas que afetam a visão, este problema denominamos de RETINOPATIA DIABÉTICA e está entre as maiores causas de cegueira no mundo,porisso é tão importante darmos uma atenção especial para o diabetes.

           A doença pode tornar a visão borrada, provocar o surgimento de moscas volantes (manchas que parecem flutuar dentro dos olhos), e flashes de luz . Mas esses sintomas só aparecem quando o diabetes já está avançado,então os diabéticos devem ficar sempre atentos, fazendo acompanhamento com o seu oftalmologista á cada 6 meses.

           A terceira idade tambem pode apresentar outro problema como a Degeneração Macular ou DMRI, isso ocorre porque a mácula (parte central do olho responsável pela visão em detalhes) é afetada de forma irreversível pelo envelhecimento e o tecido da mácula se torna alterado e para de funcionar bem.Este caso é a principal causa de perda da visão nos idosos.

            A DMRI se desenvolve de forma diferente em cada pessoa, com isso os sintomas podem variar de pessoa pra pessoa, mas, os sintomas mais comuns são: Perda gradual da capacidade de ver objetos nitidamente;  Visão distorcida (os objetos parecem ser do tamanho ou forma errada, linhas retas parecem onduladas ou tortas;  as cores vão ficando mais claras;  no centro da visão aparece uma área escura ou vazia.

            Com a visão central danificada pela degeneração macular não pode ser restaurada, mas como o problema não prejudica a visão lateral, alguns recursos podem ser usados para amenizar a situação do paciente. O quanto antes for detectada a doença melhor para tratar a doença.

             No que diz respeito a visão a detecção precoce dos problemas que ocorrem na terceira idade, é muito importante para determinar o tratamento eficaz, e com isso não comprometer sua qualidade de vida.

         

     

Endereço: Rua Monsenhor Paiva Campos, N°110 Centro - Ubá - Minas Gerais - CEP 36500-000
DV9 Soluções Digitais

DV9 Soluções Digitais

As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional. NÃO devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CFM.
It was cheaper than the 5512, built especially to replica watches sale get it on the wrist of everyone and anyone, and it worked like a charm. The 5513 could be had for around two weeks' average wage, making it replica watches uk extremely accessible and successful. After Wilsdorf's death in 1960, Rolex continued its founder's dominance of the sea with aplomb. The concept Deep Sea Special visited the lowest place on replica watches sale Earth - the Mariana Trench - in the same year, and the Sea-Dweller, with its patented gas escape valve, secured a contract with diving rolex replica uk contractor COMEX in 1967. But the biggest challenge was yet to come, and it was powered by a battery. Through the sixties and replica watches sale seventies, companies like Bulova and Elgin began development of an electronic watch. Once Seiko got wind of this new technology, they took the concept and ran with replica watches sale it, causing what is now known as the 'quartz crisis'.