BUSCAR POR:
Atendimento
(32) 3532-4279
Clínica e Cirugia de Olhos - Drº Paulo Larocc

Clínica e Cirugia de Olhos - Drº Paulo Larocca

Mitos

Ler demais faz mal aos olhos?
Ler nunca fez mal a ninguém. A "vista cansada", chamada de presbiopia, é resultado do processo natural de envelhecimento e acontece, geralmente, após os 40 anos de idade. Com o tempo, o cristalino vai perdendo a capacidade de foco. E isso independe do esforço que fizemos com os olhos.

Criança que brinca de entortar os olhos pode ficar vesga?
De jeito nenhum. Os músculos dos olhos das crianças são suficientemente fortes para lhes permitirem olhar na direção que quiserem. O estrabismo, ou seja, o desvio da direção dos olhos, geralmente, é um defeito congênito: a criança já nasce com ele.

Quem não usa óculos piora a visão?
Forçar a visão sem óculos pode causar dores de cabeça ou tonturas, mas não significa que a visão esteja sendo danificada. O grau de deficiência não vai aumentar por causa disso.

Vitamina A é bom para a vista?
A carência de vitamina A pode causar um distúrbio chamado de cegueira noturna, dificuldade de distinguir imagens em locais escuros. Mas esse quadro de carência só aparece em desnutrições graves. Uma pessoa comendo frutas e verduras, já tem todo o suprimento de vitamina A que necessita. Tomar doses extras de vitamina pode até ser perigoso: quando consumida em excesso, ela tem efeitos tóxicos.

Assistir TV muito perto prejudica a visão?
Deficiências visuais como miopia, hipermetropia ou astigmatismo são causadas por uma formação irregular do globo ocular determinada por fatores genéticos. Ou seja, não são causadas pelos hábitos. É verdade, porém, que ficar muito tempo à frente do vídeo pode causar outros sintomas. Ficar muito tempo com os olhos fixos na tela diminui a freqüência das piscadas que lubrificam o olho, favorecendo seu ressecamento.

Filhos de míopes ou hipermétropes terão que usar óculos?
As deficiências visuais podem, de fato, fazer parte da herança genética de uma pessoa. Mas isso não quer dizer que a característica será passada diretamente de pai para filho. Uma criança cujos pais tenham miopia, hipermetropia, astigmatismo ou estrabismo podem nascer com os olhos normais.

Anel aquecido trata terçol e leite materno cura conjuntivite de bebê?
Cuidado com as fórmulas caseiras!. Elas podem até piorar o problema. O tratamento do terçol baseia-se na aplicação de compressas mornas a antibióticos em forma de pomadas. O calor do anel aquecido pode até ter o mesmo efeito, mas não é o tratamento mais adequado. Já a conjuntivite, pode ter origem alérgica, viral ou bacteriana. Antes de iniciar o tratamento, é preciso saber a causa. Com bebês, o cuidado deve ser ainda maior. Jamais pingue qualquer substância sem consultar o seu médico, mesmo que pareça inofensivo como o leite materno. Uma conjuntivite não tratada adequadamente pode até comprometer a visão.

Ler dentro de veículos em movimento causa descolamento de retina?
Ler em movimento pode causar tontura ou náusea, mas ainda não se sabe se é capaz de afetar a retina. O descolamento de retina é, geralmente, provocado por um evento traumático, como uma bolada no rosto. As pessoas que tem um alto grau de miopia estão mais sujeitas a sofrer esses problema. O caso requer tratamento cirúrgico.

Quem usa óculos não pode doar a córnea?
Miopia, hipermetropia, ou astigmatismo não são, de forma alguma, contra-indicações para doação. Na hora do transplante, o cirurgião pode fazer as correções que forem necessárias.

Lentes de contato estacionam a miopia?
Não. O que ocorre, na realidade, é que a época em que se costuma prescrever as lentes geralmente coincide com a idade em que a miopia estaciona naturalmente, após os 20 anos.

Endereço: Rua Monsenhor Paiva Campos, N°110 Centro - Ubá - Minas Gerais - CEP 36500-000
DV9 Soluções Digitais

DV9 Soluções Digitais

As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional. NÃO devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CFM.
There were watch makers taking apart and assembling trademark movements of replica watches uk their manufactures, engravers creating special components as well as enamel dial painters and replica watches strap-makers. So let's begin by discussing this blend of fine watch exhibitions and a few of watch making's most challenging crafts. We will start with the watchmakers, the men who were working with unbelievable discipline and diligence in this noisy and replica watches tumbling environment. I am certain that every watch enthusiast will be familiar with that particular mixture of rolex replica sale fascination, curiosity and amazement generated by the sight of a fine movement seen through a sapphire case back. At SalonQP some highly replica watches uk acknowledged movement manufacturing brands allowed visitors to get a much better view than any transparent case back would allow as they presented uncased examples of some of replica watches uk their most remarkable calibers.