Ceratocone paciente deve saber

Ceratocone
 O que todo paciente deve saber!

l    É muito raro que o ceratocone esteja relacionado com uma evolução para cegueira.
    l    Ceratocone é uma das maiores causas de transplante de córnea, mas menos que 10% dos ceratocones evoluem para trasnplante, que é a ultima opção.
           - O transplante de córnea é o mais bem sucedido entre os transplantes de órgãos sólidos na medicina, sendo que o ceratocone está entre as indicações com melhores prognósticos.
           - Novas tecnicas de transplante lamelar (camada específicas da córnea ao invés de total ou penetrante) trazem melhores resultados e maior segurança.
    l  Existe um componente genético que é, cada vez mais, bem elucidado.Apesar da comprovada associação com hereditariedade (transmissão familiar), casos isolados podem ocorrer.Adicionalmente, mesmo em familias com alta prevalência da doença, nem todos vão ter ceratocone.
    l  É uma doença progressiva.Tanto o diagnóstico da doença como a verificação de sua progressão dedependem de exames especiais, destacando-se  a topografia da córnea (estudo da superfície).
    l  O trauma contínuo representa o maior fator de risco para piora da doença.Com isso, deve ser proibido coçar os olhos.O tratamento de alergias deve ser feito em conjunto.
    l  Outros exames vêm sendo cada vez bem estudados.
         - Tomografia da cornea (estudo 3D da arquitetura da cornea),
         - Análise da frente de onda ocular ( wavefront ou aberrometria - estudo das aberrações di olho, além do grau de miopia ou hipermetropia e astigmatismo).
         - Estudo biomecânico da córnea( caracterização do estado biológico da cornea.
    l  O Tratamento pode ser tentado inicialmente com óculos, sendo o wavefront ocular total pode ajudar no exame da refração.
    l  As lentes de contato representam a forma mais eficiente para a grande maioria de pacientes.Existem diversar lentes com prioridades distintas que devem ter sua indicação individualizada ou personalizada para cada caso.
        - Apesar de representarem a forma mais eficaz de melhorar a visão do paciente, a má adaptação pode estar relacionada com a progressão da doença.
        - Nenhuma comprovação científica controlada suporta que as lentes parem a progressão da doença.
    l  Cirurgias estão indicadas em situação de não adaptação com lentes de contato ou em caso de progressão bem documentada.
        - O implante de segmentos de anel estromal é uma das alternativas  mais eficazes por tratar-se de um procedimento realtivamente reversível e ajustável com o objetivo de adicionar material e melhorar a arquitetura da córnea.
        - Outros procedimentos como a ablação terapeutica personalizada com excimer laser e o implante de lentes intraoculares podem ter indicações específicas.
    l  O crosslinking (promoção de ligações covalentes no colágeno) é eficaz para parar a progressão da doença em mais de 95% dos casos, mas menos de 40% apresenta melhora da visão com este procedimento.