BUSCAR POR:
Atendimento
(32) 3532-4279
Clínica e Cirugia de Olhos - Drº Paulo Larocc

Clínica e Cirugia de Olhos - Drº Paulo Larocca

Cirurgia Refrativa a LASER

CIRURGIA A LASER DE MIOPIA, HIPERMETROPIA, ASTIGMATISMO E PRESBIOPIA

 

            A Cirurgia Oftalmológica por laser é uma das mais importantes contribuições para a oftalmologia nos últimos tempos. O laser pode ser usado em várias partes do olho e tem ajudado a tratar diversas doenças oculares.

 

            A Cirurgia Refrativa é o nome dado às cirurgias para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. A tecnologia desta cirurgia é denominada Excimer . Este procedimento é largamente utilizado em todo o mundo para modificar a superfície anterior da córnea , através da técnica de ceratectomia fotorefrativa ( PRK )  ou laser in situ keratomileusis ( LASIK ) ,possibilitando a redução ou eliminação do uso dos óculos. A escolha destas duas técnicas irá depender dos exames pré operatórios  de cada paciente. No Sinai Laser (Hospital Monte Sinai) em Juiz de Fora usamos o Allegretto, o mais moderno aparelho do mundo em tecnologia de cirurgia refrativa. O revolucionário aparelho é um dos primeiros exemplares desta tecnologia em toda a América do sul e o pioneiro em Minas Gerais. A visão nítida é resultado da focalização das imagens na retina, tão logo passem através dos meios transparentes do olho (córnea ,aquoso,cristalino e vítreo) transformando-se em impulso nervoso que é, então, transmitido ao cérebro. Quando a imagem não é focalizada sobre a retina, a visão não é nítida, estabelecendo-se, assim, os diferentes erros de refração.

 

            O desenvolvimento tecnológico e o conhecimento cada vez mais detalhado da anatomia histológica do olho, aliados aos bons resultados cirúrgicos e o baixo índice de complicações aumentaram o número de pacientes que procuram o nosso consultório na busca da independência ao uso de lentes corretivas. Da mesma forma nós médicos oftalmologistas sentimo-nos mais seguros em indicar a cirurgia.Logicamente uma avaliação do candidato a cirurgia refrativa deve ser meticulosa, incluindo antecedentes clínicos gerais (diabetes, pressão alta, portador de doenças imunológicas,  reumatológicas, etc) e o oftalmológicos (aliados a um exame ocular completo) e obedecendo a critérios rígidos de segurança de indicação e contra indicações.Por exemplo: a estabilidade do grau e idade superior á 18 anos são critérios universais de segurança.

 

Os erros de refração

Miopia: Dificuldade para enxergar longe. Afeta cerca de 25% da população. Normalmente, a miopia ocorre devido a um globo ocular muito comprido. Dessa maneira, as imagens dos objetos localizados à distância, convergem para um ponto focal antes de alcançar a retina e formam-se de maneira borrada, produzindo baixa visual que será proporcional à gravidade do problema.

 

Hipermetropia: Dificuldade para enxergar de perto. A hipermetropia é o contrário da miopia, ou seja, a  imagem dos objetos é focada atrás da retina.

 

Astigmatismo: Dificuldade para enxergar de longe ou de perto, conforme se associe à miopia ou à hipermetropia .O astigmatismo é uma deformidade na curvatura da córnea, causando o foco de uma imagem em um eixo mais próximo e num outro eixo mais distante da retina.

 

Presbiopia: Dificuldade para enxergar de perto, devido a idade (vista cansada).

 

Sintomas dos erros de refração:

            A visão é diminuída, há desconforto ocular e dores de cabeça, além de lacrimejamento e ardor nos olhos. O uso de óculos ou lentes de contato normalmente é suficiente para fazer desaparecer os sintomas.

 

Quem pode fazer a cirurgia refrativa

            A cirurgia é indicada para pessoas a partir dos 18 anos, quando é esperada a estabilização do grau. Após os 40 anos, somam-se ao grau de longe e de perto (presbiopia ou vista cansada), devendo-se considerar nesse caso, a possibilidade do uso de óculos para leitura. Pode-se, ainda, fazer cirurgia em báscula (um olho para longe e outro para perto), o que possibilita menor dependência de qualquer tipo de correção.

Na avaliação pré-operatória, além da consulta oftalmológica normal, serão realizados alguns exames complementares mais específicos para afastar

a possibilidade de haver alterações ou degenerações oculares que contra-indiquem a cirurgia.

 

Contra-indicações

Algumas pessoas não podem se submeter à cirurgia, caso apresentem:

• Doenças oculares infecciosas em atividade (conjuntivite, blefarite, ceratite, úlcera de córnea, etc).

• Ceratocone, que é uma deformidade da córnea de origem, geralmente, familiar. No caso dessa patologia, é indicado o uso de lentes de contato, cirurgia de Corneal Ring (anel Corneano) ou mesmo o transplante de córnea.

 

Procedimentos pré-cirúrgicos

            A avaliação pré-operatória é feita através da consulta oftalmológica completa, que inclui os exames de refratometria (avaliação do grau), tonometria (medida da pressão intra-ocular), mapeamento da retina e o estudo detalhado das condições da córnea,( este exames são realizados no consutório Dr Paulo Larocca em Ubá ) e através de exames complementares: topografia corneana (mapa do relevo anterior e posterior da córnea - ORBSCAN II Z OU OCULYSER ), paquimetria ultrasônica da córnea (medida da espessura corneana), microscopia especular corneana (contagem das células da camada posterior da córnea) ( estes realizados momentos antes da cirurgia no Sinai Laser em Juiz de Fora )  e quando necessário a aberrometria baseada na análise da frente de onda - ZYWAVE II - que identifica e quantifica aberrações ópticas de até 5ª ordem, para que possam ser realizadas cirurgias personalizadas da córnea - ZYLINK.

 

Recomendações pré e pós-cirúrgicas

Antes da cirurgia, o paciente deve suspender o uso das lentes de contato. Não usar maquiagen, cosméticos, produtos de limpeza e/ou qualquer tipo de perfume no dia da cirurgia No pós-operatório com a aplicação do LASIK, não existe necessidade do uso de nenhum tipo de curativo.

Na técnica de PRK, há a necessidade do uso de lentes de contato gelatinosas terapêuticas durante 5 dias, período em que ocorre a re-epitelização da área tratada.

 

Endereço: Rua Monsenhor Paiva Campos, N°110 Centro - Ubá - Minas Gerais - CEP 36500-000
DV9 Soluções Digitais

DV9 Soluções Digitais

As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional. NÃO devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CFM.
There were watch makers taking apart and assembling trademark movements of replica watches uk their manufactures, engravers creating special components as well as enamel dial painters and replica watches strap-makers. So let's begin by discussing this blend of fine watch exhibitions and a few of watch making's most challenging crafts. We will start with the watchmakers, the men who were working with unbelievable discipline and diligence in this noisy and replica watches tumbling environment. I am certain that every watch enthusiast will be familiar with that particular mixture of rolex replica sale fascination, curiosity and amazement generated by the sight of a fine movement seen through a sapphire case back. At SalonQP some highly replica watches uk acknowledged movement manufacturing brands allowed visitors to get a much better view than any transparent case back would allow as they presented uncased examples of some of replica watches uk their most remarkable calibers.