Toxoplasmose Ocular

Conceito     Esta doença trata-se de um parasita que apresenta um índice muito alto de infecção e na maioria dos casos de forma crônica e assintomática, o toxoplasma gondii pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, mas com mais frequência nos olhos.

Histórico    Começou a se estudar o Toxoplasma gondii (nome científico da Toxoplasmose) primeiramente em coelhos de laboratorios.No começo do século foram identificados alguns casos de suspeita de toxoplasmose, só ao passar de 30 anos da descorberta para aceitar que este parasita tambem poderia dse desenvolver em humanos.Esta descoberta foi relatada pela primeira vez em uma criança com toxoplasmose congênita em 1923, e em 1927 em um recém-nascido.Depois disso a doença foi totalmente aceita no Brasil como causa de uveíte posterior em todo o mundo.Só na década de 60 foi descorberto ser o gato o hospedeiro definitivo do Toxoplasma gondii, sendo transmitido a infecção pela suas fezes .Pode se dizer que esta doença seja animal e tembém uma doença humana congênita.Na atualidade a toxoplasmose tem-se revelado uma doença oportunística de grande gravidade em sidéticos e imunodeprimidos.

Epidemiologia    O Toxoplasma gondii se evolui muito fácil e rápido e não escolhe o seu hospedeiro, assim todos os animais de sangue quente podem ser parasitados por ele.Acredita-se que 1/3 da população mundial esteja infectada, mas somente uma pquena parte apresenta sinais  e sintomas clínicos, considerando que a principal caracteristica do toxoplasma gondii seja de alta infectividade e baixa patogenicidade.O homem pode ser contaminado pelos gatos, pelas transfusões ou transplantes e até mesmos pela água e na gravidez.

Achados Clínicos   Os pacientes se queixam mais dos sintomas como a diminuição da acuidade visual, que pode variar entre a menor perda e a perda considerada.Outro sintoma muito comum  é a presença de moscas volantes ou o aumento das já existendes, e também uma visão embaçada, dor ocular e lecrimejamento não são muito comuns  nestes casos.Normalmente a  pressão intra-ocular não altera com a presença do parasita, então na presença de qualquer sintoma procure seu médico.