Obstrução da VCR

Conceito A Obstrução da Veia Central da Retina se refere á uma patologia vascular comum.O paciente se apresenta com hemorragias na retina.Normalmente os pacientes apresemtam baixa visual severa por edema macular ou glaucoma neovascular.Com a  obstrução da veia central da Retina é comum a presença de glaucoma nestes olhos.Logo após o progresso obstrutivo, há queda da visão muito significativa e pode esconder o Glaucoma subjacente.

Epidemiologia     A doença oclusiva venosa é a patologia vascular mais comum, após a retinopatia diabética.Normalmente a doença apresentada em pacientes com mais de 50 anos apresentam também hipertenção, doenças cardiovasculares ou diabetes.

Achados Clínicos    No começo os pacientes apresentam um quadro mais insidioso com algumas hemorragias e queixas de menor visão até ocorrer a perda visual repentina. Podem ser diagnosticados dois tipos de obastrução: uma mais leve ou se preferir não isquemica e outra isquêmica ou seja bem mais fortes em relação as hemorragias.Nestes casos alguns profissionais do rama sugerem um exame que se chama angiografia fluoresceínica que demonstra um aumento de tempo de circulação e mínimas áreas de má perfusão.Os pacientes que apresentam a forma não isquêmica podem evoluir a doença para a forma isquêmica.Em alguns pacientes quando ocorre uma grande quantidade de hemorragias, é possivel determinar as características perfusionadas da OVCR, nestes casos o paciente deve fazer um acompanhamento mais de perto até que as causas sejam definidas.Para se determinar o risco da neovascularização pode ser feito um teste por nome de eletrorretinograma.

Diagnóstico   Algumas doenças menos frequentes que afetam a parede venosa ou causam alteração da coagulação podem ocorrer alterações parecidas à obstrução da veia central da retina.Algumas devem ser bem lembradas em pacientes com menos de 40 anos, como a sífilis, o lupus e a sarcoidose.

Terapia Ocular   Um tratamento que já vem sendo usado com muito exêto para o controle do glaucoma neovascular é a panfotocoagulação à laser.Este procedimento não previne este tipo de doença, mas se obtem o resultado satisfatório  na melhora do quadro.Para se obter um melhor resultado no tratamento da retina periférica pode ser utilizado o laser de diodo com a junção do oftalmoscópio binocular indireto.

Prevenção   Qualquer paciente portando diabetes colesterol elevado e hipertenção arterial, deve manter um tratamento mais frequente com o seu oftalmologista. Nos casos já identificados como não isquêmicos devem ser alertados que pode ocorrer a piora do seu quadro de acuidade visual.