BUSCAR POR:
Atendimento
(32) 3532-4279
Clínica e Cirugia de Olhos - Drº Paulo Larocc

Clínica e Cirugia de Olhos - Drº Paulo Larocca

Vícios da Refração

A refração é uma forma utilizada para se conhecer as condições ópticas do olho; refração é o estado óptico do olho, o que precisa ser uzado para que as imagens se formem na retina.As anomalias do estado óptica do olho são chamadas de vícios da refração.Todo exame oftalmológico tem como parte indispensável a determinação da refração.Condições tais como diminuição da acuidade visual, alterações no aspecto da mácula ou mesmo após cirurgias intra-oculares, exigem exame de refração.Deve-se ressaltar que a análise da refração e de seus resultados é um estado de arte, não pode ser totalmente adquirida por teoria.Para prescrever os óculos, o oftalmologista avalia os achados de refratometria, estado físico e psicológico do paciente, idade, necessidade de esforços visuais e decide e grau a ser usado, baseado também em sua experiência.Uma avaliação errada da acuidade visual ou do vício de refração de uma criança, nos primeiros anos de vida, pode levar a problemas sérios como estrabismo, ambliopia ou diagnóstico tardio de problemas sistêmicos.Em qualquer idade, a correção errada ou a flata de correção de vício de refração pode levar à diminuição do rendimento do trabalho e a outros problemas sociais e psicológicos.

Conheça agora os principais vícios da refração:

Miopia - Ocorre geralmente, quando a distância ântero-posteriordo olho é maior do que o normal e a imagem se forma antes da retina.O miope não dispõe de mecanismo de acomodação, e por isso precisa chegar perto dos objetos para ver melhor. A etiologia da miopia é um pouco controversa e existem inúmeras teorias para explicar sua incidencia.Obsrvamos que é provável que existam dois tipos de condição.A primeira é denominada miopia simples que é causada por uma variante fisiológica do normal e segundo é a miopia patológica, nitidamente de naturaza mais grave determinada pela hereditáriedade ou por fatores pós natais . Há também fatores relacionados a uma pré-disposição racial.A prevalência na população adulta é de aproximadamente 50% nos orientais, 15% nos indo-europeus e 4% nos negros.

O miope vê bem de perto e apresenta dificuldade em ver de longe, franzindo a testa e apertando a pálpebra, para obter uma melhor acuidade visual.Normalmente, a criança míope mostra mais interesse em atividades com objetos próximos (leitura,trabalhos manuais,jogos de peças,quebra-cabeças) evitando brancadeiras que exija visão à distancia.Costuma ser introvertida, e em alguns casos, até mesmo tímida.O adulto míope, quando se torna présbita, costuma tirar os óculos e chegar mais perto do livro para ler.A correção óptica para míopes, é feita com lentes divergentes (côncavas - negativas), ou lentes de contato (hidrofílicas ou rígidas); de uso diário ou prolongado.

Outra possibilidade são as cirurgias refrativas, cujas principais são realizadas com incisões corneanas (bisturí) ou moldagem de córnea com excimer laser.As principais complicações associadas com as altas miopias são: Deslocamento da Retina, Estrabismo Divergente, Alterações Maculares.

Hipermetropia - Ocorre, geralmente, quando a distância ântero-posterior do olho, é menor do que o normal; e a imagem se forma depois da retina.Geralmente, o recém-nascido é hipermétrope, pois não tem o globo ocular totalmente desenvolvido, e essa hipermetropia tende a regredir dos 7 aos 20 anos de idade. A criança hipermétrope tem grande capacidade de acomodação, e esse esforço acomodativo constante pode desencadear sintomas tais como: cefaléia, ardor, desconforto visual - sensção de peso ocular, lacrimejamento e hiperemia conjuntival; principalmente durante a leitura de perto.Caso a capaciadade de acomodação não seja suficiente para compensar o alto grau de hipermetropia, a acuidade visual pode ficar comprometida. Em geral, a criança hipermétrope é extrovertida, preferindo brincadeiras que exijam visão de longe (pega-pega, pula-corda, esconde-esconde, etc.) ao invés de atividades de perto (leitura, etc.).

O exame de refração em crianças hipermétropes deve ser realizado sob o efeito de colírio, e a prescrição de óculos tem como objetivo melhorar a acuidade visual, combater ambliopia e estrabismo, e eliminar os sintomas de asteneopia.

O adulto hipermétrope, quando se torna p´resbita, passa a necessitar de uma correção para longe e outra ainda mais forte para perto (opções: Bifocais,multifocais ou lente de contato bifocal).

A correção ótica para hipermétropes é feita com lentes convergentes (convexas e positivas) ou lentes de contato hidrofílicas ou rígidas; lentes de uso diário ou prolongado, lentes esféricas ou multifocais, e cirurgia refrativa com excimer laser.

Astigmatismo - Ocorre quando a córnea não é esférica, isto é, as distancias entre os eixos sõ diferentes )a córnea em vez de redonda, seria ovalada).Isto impede de se formar uma única e clara imagem na retina,otendo-se deformação da imagem; as linhas verticais podem ser vistas com clareza, o que não ocorre com as horizontais ou vice-versa.O astigmatismo também pode ser ablíquo.Os casos de astigmatismo não corrigido podem apresentar como sintomas de astenopia:baixa acuidade visual de perto de longe ,cefaléia,ardor e hiperemia aos esforços visuais.Os astigmatismos podem ter desconforto aos esforços visuais tanto de perto como de longe.

Os astigmatismos que ultrapassam a faixa considerada fisiológica podem desencadear ambliopia na criança.A correção é feita com lentes cilíndricas ou lente de contato rígidas ou hidrofílicas tóricas.A adaptação dos óculos pelos astigmatas pode levar alguns dias;sendo comuns as queixas: tontura, distorção das linhas,chão flutuando.O astigmatismo normalmente muda pouco com a idade, e é raro ultrapassar 4 dioptrias (graus).Existem evidencias de que o ato de coçar muito os olhos pode levar ao aumento do astigmatismo.

Endereço: Rua Monsenhor Paiva Campos, N°110 Centro - Ubá - Minas Gerais - CEP 36500-000
DV9 Soluções Digitais

DV9 Soluções Digitais

As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional. NÃO devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CFM.
There were watch makers taking apart and assembling trademark movements of replica watches uk their manufactures, engravers creating special components as well as enamel dial painters and replica watches strap-makers. So let's begin by discussing this blend of fine watch exhibitions and a few of watch making's most challenging crafts. We will start with the watchmakers, the men who were working with unbelievable discipline and diligence in this noisy and replica watches tumbling environment. I am certain that every watch enthusiast will be familiar with that particular mixture of rolex replica sale fascination, curiosity and amazement generated by the sight of a fine movement seen through a sapphire case back. At SalonQP some highly replica watches uk acknowledged movement manufacturing brands allowed visitors to get a much better view than any transparent case back would allow as they presented uncased examples of some of replica watches uk their most remarkable calibers.